sexta-feira, 1 de junho de 2007

UMA CARTA À IGREJA GLOBAL DA IGREJA PROTESTANTE DE ESMIRNA

A semana passada foi uma semana de muito sofrimento. Muitos de você já ouviram falar de nossa devastante perda em uma tragédia ocorrida em Malatya, uma província turca, a 300 milhas do nordeste de Antioquia, a cidade onde os cristãos foram chamados pela primeira vez de cristãos (Atos 11h26min). Na manhã de quarta-feira, 18 de abril, 2007 – um alemão missionário de 46 anos e pai de três, Tilman Geske, preparavam-se para ir a seu escritório, deu um beijo de despedida em sua esposa, tirou um tempo para abraçar seu filho e deu a ele um inesquecível e inestimável, "adeus, filho. Eu te amo."
Tilman alugou um espaço no escritório da Publicadora Zirve onde preparava suas anotações para a nova Bíblia Turca de estudo. Zirve era também o local do escritório da igreja Evangelista de Malatya. Um ministério da igreja, Zirve imprimia e distribuía literatura cristã para Malatya e para as cidades próximas na Turquia oriental. Em outra área de cidade, - o Pastor Necati Aydin, 35 anos, pai de dois, disse adeus a sua esposa, saindo para o escritório também. Eles teriam uma manhã com reunião de oração e estudo da Bíblia onde alguns cristãos da cidade também participavam. Ugur Yuksel da mesma maneira se dirigia ao estudo do Bíblia. Nenhum destes três homens podia imaginar que o que os esperava no estudo da Bíblia era o último teste e uma aplicação de sua fé, que concluiria com suas entradas na glória para receber sua coroa de justiça de Cristo e a honra de todos os santos que os esperavam na presença do senhor.
Do outro lado da cidade, dez jovens, todos abaixo de 20 anos preparavam os arranjos finais para seu ato de fé, demonstrando seu amor por Allah e o ódio aos infiéis incentivados pelo Islã. No domingo da Páscoa, cinco destes homens foram ao culto evangelístico, com um convite dado pelo Pastor Necati e seus homens, preparado em uma sala de conferência no hotel da cidade. Os homens eram conhecidos pelos cristãos como "aqueles que buscam." Ninguém sabe o que aconteceu nos corações daqueles homens enquanto escutavam o evangelho. Foram tocados pelo Espírito Santo? Convencidos pelo pecado? Ouviram o evangelho no profundo de seus corações? Hoje nós temos somente o começo desta história.
Estes jovens, um dos quais é o filho do prefeito da província de Malatya, são parte do 'tarikat', ou um grupo "de crentes fiéis" ao Islã. A sociedade de Tarikat é altamente respeitada aqui; é como uma irmandade. De fato, diz-se que ninguém consegue um emprego público se não pertencer a sociedade tarikat. Estes jovens viviam todos no mesmo dormitório, preparando-se para o vestibular para entrarem na universidade.
Os jovens tinham armas, facas, cordas e toalhas preparadas para seu ato final a serviço de Allah. Sabiam que haveria muito sangue. Chegaram a tempo para o estudo do Bíblia, ao redor das 10 horas. Eles chegaram, quando aparentemente começava o estudo da Bíblia. Segundo consta, depois que Necati leu um capítulo do Bíblia o assalto começou. Os jovens amarraram as mãos e os pés de Ugur, Necati, e de Tilman às cadeiras e enquanto filmavam seu trabalho em seus celulares, torturaram nossos irmãos por quase três horas. Tilman e Necati mortos, decapitados com suas gargantas praticamente cortadas da orelha à orelha. A garganta de Ugur foi cortada do mesmo modo e, mas estava ainda vivo.
Em um ato que apareceu nas primeiras páginas dos maiores jornais da Turquia, Susanne Tilman, esposa do missionário Timan, em uma entrevista de televisão expressou seu perdão. Ela disse aos repórteres que não quer vingança. "Oh Deus, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem," ela disse, concordando de todo o coração com as palavras de Cristo no Calvário (Lc 23.34).
Em um país onde a vingança de sangue-por-sangue é tão normal quanto respirar, muitos relatórios tem chamado a atenção da igreja de como este comentário de Susanne Tilman tem mudado vidas. Um colunista escreveu em seu comentário, "ela disse em uma sentença o que 1000 missionários em 1000 anos talvez nunca pudessem falar."
Ore a favor da Igreja na Turquia. "Não ore contra a perseguição, ore por perseverança," clama o Pastor Fikret Bocek.