quarta-feira, 25 de julho de 2007

UMA VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO




“Nenhum homem é maior que a sua vida de oração; ele nunca tropeçará se estiver ajoelhado. Deus aquece suas mãos no coração do homem quando ele ora.”

A oração é uma poderosa arma que Deus colocou em nossas mãos. Por isso, Tiago afirma: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Entretanto a questão é: Como ter uma vida poderosa em oração?

Segundo Gregory Frizzell uma vida poderosa em oração tem três fundamentos básicos: 1)Você precisa ver o tempo de oração diária como um relacionamento com Deus e não como um dever ou uma disciplina legalista. Isto é, “uma vida poderosa de oração não é só uma disciplina ou ritual, é seu compromisso de ter um relacionamento pessoal com Deus”. E para se ter um relacionamento pessoal com alguém, é preciso investir tempo! Como é possível amar e conhecer alguém profundamente estando com ela apenas 5 ou 10 minutos por dia? 2) Você deve fazer um compromisso absoluto(inegociável) de gastar tempo consistente e significativo aos com Deus em oração ininterrupta. É impossível desenvolver uma vida poderosa em oração sem que se gaste tempo suficiente, regular e constante sozinho diante de Deus. 3) Uma vida de oração requer um “treino equilibrado” nos cinco tipos de oração. Quais são os cinco tipos de oração? A) Louvor, ações de graças e adoração; b) Confissão e arrependimento; c) petição e súplica; d) intercessão; e) meditação (oração de “escuta” e reflexão). Se qualquer um desses cinco tipos são negligenciados de forma regular, o relacionamento com Deus será limitado.
Como desenvolver uma vida de oração poderosa? De acordo com Frizzel é preciso familiarizar-se com os oito princípios da oração poderosa: 1) Ore com atitude de autoridade e confiança em nome de Jesus. “cheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” Hb 4.16; 2) Gaste tempo de qualidade permitindo que Deus o sonde para que esteja limpo de qualquer pecado cometido. “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” Pv. 28.13; 3) Peça especificamente que Deus o encha e o unja com o Seu Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” Ef 5.18; 4) Determine-se a oração com fé e expectativa genuínas. “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.” Mc 11.24: 5) Peça Deus que impeça a influência de Satanás sobre você e sobre o que você ora. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” Ef. 6.11; 6) Peça a Deus fervor em sua oração. “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tg 5.16b; 7) Seja o mais especifico possível. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Fp 4.6; 8) Com relação aos seus pedidos principais, busque encontrar parceiros comprometidos que vão se unir e concordar com você em oração. “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.” Mt 18.19.

Se você se dispuser a colocar esses princípios básicos de oração em prática na sua vida. Você sofrerá uma mudança radical em sua vida! Deus abençoe a você ricamente!

Rev.Luiz Carlos Correa

terça-feira, 24 de julho de 2007

A FAMÍLIA É UM PROJETO DE DEUS


“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;
se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. (Sl 127.1)



Quando pensamos na família hoje, podemos constatar infelizmente uma série de problemas e dificuldades: Relacionamento problemático entre marido e mulher, conflitos entre pais e filhos, infidelidade conjugal e outras coisas mais.


Na verdade, muitas das famílias e lares que conhecemos vivem em contendas, tensões, discussões, injúrias, gritos, ofensas, ressentimentos, amarguras e separações e divórcios. O fato é que a família, segundo a Palavra de Deus é o foco preferido dos ataques de Satanás, que trama sem parar contra ela com o objetivo de destruí-la. Entretanto, a Bíblia revela que a família é um projeto de Deus.


Por que muitas famílias vivem uma realidade mais de inferno do que de céu? Creio que muitas famílias enfrentam e passam diversas dificuldades e crises por causa de objetivos equivocados! Quais são alguns dos objetivos equivocados estabelecidos pelas famílias?


· Ganhos materiais: O progresso material tem se transformado no objetivo principal de muitas famílias. A grande meta é suposto conforto.
· Gratificação pessoal e egoística: Há aqueles que se casam pensando somente em si mesmo. Seu objetivo não é dar, mas receber, não servir, mas ser servido.
· Endeusamento da própria família: Tais famílias vivem tão-somente preocupadas com sua própria fama e seu nome. Dedicam-se por inteiro à própria comodidade e ao prazer pessoal.
· Há algumas frases que podem nos fazer pensar e repensar nossa família. Nossos relacionamentos familiares:
· A palavra “unir” aponta para a natureza permanente do casamento, até que a morte, e não a falta de dinheiro, os conflitos ou qualquer coisa separem;
· Respeito é mais do que não beligerância, trégua ou tratar alguém de maneira educada: é profunda consideração pelo outro;
· A criança precisa receber de seus pais duas mensagens importantes: A de que ela pertence à família e a confirmação de que ela é respeitada como pessoa;
· Numa sociedade competitiva como a nossa, podemos perder a perspectiva de que mais importante do que o sucesso profissional é o sucesso da família.
· O que a sua família mais precisa é de você, e não de suas coisas. As coisas podem ser consumidas, mas o verdadeiro tesouro é construído no coração.

A família é um projeto de Deus. Um projeto para que haja: paz, harmonia, felicidade e amor na família. Infelizmente, muitas famílias não vivem este projeto de Deus, não conseguem viver este projeto por mais que tente. Mas, isto não anula o fato dela ser um projeto de Deus.

Na verdade existem áreas em nossas vidas e em nossas famílias que precisam receber o impacto da vida ressurreta de Jesus, que precisam ser impactadas pelo poder que há na pessoa de Jesus. que precisam ser mudadas, transformadas, curadas e libertadas.


Seja qual for a crise que você e sua família estejam passando e enfrentando, talvez seja uma situação aparentemente impossível de ser resolvida. Lembre-se de algo extremamente importante: O poder da morte e ressurreição de Jesus, o poder que há em Jesus Cristo está a sua disposição. Jesus está profundamente interessado em sua vida e com o bem estar seu e de sua família.

Rev.Luiz Carlos Correa
Pastor da Igreja Presbiteriana de Cabo Frio

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Adoração





“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. ” (Jo 4.24)




Segundo A. P. Gibbs em seu livro “Adoração”, “A palavra adoração assim como outras palavras admiráveis como ‘graça’ e ‘amor’ podem ser mais facilmente experimentadas do que descritas.”
Para Rick Warren, adorar(agradar) a Deus, foi o primeiro propósito para o qual Deus nos criou. Ele escreveu: “O primeiro propósito da nossa vida é adorar(agradar) a Deus[...]. Deus não precisava criar eu e você, mas escolheu fazer-nos para a satisfação dEle. Nós existimos(fomos criados e planejados), primeiramente, para dar prazer à Deus, ou seja, trazer alegria ao Seu coração”.

A partir disto, podemos tentar compreender o que seja adoração: a) Adoração é a ocupação do coração, não com suas necessidades nem sequer com suas bênçãos, mas com Deus mesmo; b) Adoração é o amor com que correspondemos ao amor de Deus; c) Adoração é o ato de dobrar nossa vontade para fazermos a vontade de Deus; d) Adoração é reconhecer, honrar e reverenciar a presença de Deus; e) Adoração é vida intensa com Deus.

Quando se analisa a adoração nas Escrituras Sagradas, podemos estabelecer algumas conclusões: a) Deus deseja ser adorado; b) Somente Deus deve ser adorado; c) a verdadeira adoração é uma marca da fé salvadora, e d) nem toda a adoração agrada a Deus.

O Rev. Herminsten Costa afirma que “adorar a Deus corretamente exige tempo e humildade.” Por que? Porque Deus procura verdadeiros adoradores, adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

Adorar em espírito, refere-se a mente, a alma, ao coração. Deus procura adoradores que o adorem na sinceridade da alma e do coração, com o desejo único e puro de glorificar e exaltar a Deus. Na verdade, Deus procura aqueles que querem adorá-lo na simplicidade e muitas vezes na quietude da alma. Por isso, a verdadeira adoração é aquela onde o coração é oferecido a Deus e onde não se depende de formas externas para conseguir a aceitação divina.

Adorar em verdade, é a adoração sem hipocrisia, na sinceridade do coração e alma com um coração simples, singelo e honesto, reconhecendo que Deus olha para a coerência da vida, de viver santo, sincero e puro diante dele.

Quando não compreendemos que Deus deve ser adorado em espírito e em verdade, a nossa adoração se torna distorcida, e quando a nossa adoração perde o foco que é Deus e se concentra em outras coisas, o que mais perdemos e própria presença de Deus, e com ela, perde-se a plenitude da alegria. Como disse Paul Basden, “a adoração que é digna de seu nome deve ser teocêntrica”, ou segundo Manson “no coração da adoração cristã está o próprio Deus”.

O Breve catecismo de Westminster diz que o fim principal do homem é amar a Deus e gozá-lo para sempre. Como Richard Baxter disse: “Se é Deus que você está buscando em sua adoração, você não ficará satisfeito sem Deus”. Adore a Deus! Ele é digno de receber a nossa adoração.


Rev. Luiz Carlos Corrêa
Pastor da Igreja Presbiteriana de Cabo Frio