sábado, 6 de abril de 2013

O PODER DE MAMMON


“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1 Tm 6.10)

O Apóstolo Paulo afirma que o “amor ao dinheiro” é a raiz de todos os males. Jesus declara que não podemos servir a dois senhores: A Deus e as riquezas, isto é, a MAMMOM. A pergunta que Jesus faz
é: A QUEM VOCÊ SERVE? Isto nos leva a pensar? O que é prioritário em nossas vidas? Onde está o nosso coração? O que nos atrai? MAMMON nos oferece: Segurança, Liberdade e poder. E na verdade, é tudo o que nos queremos. Entretanto, Jesus diz: Não podereis servir a Deus e as riquezas.

Qual é o poder do dinheiro? James Petterson e Peter Kim, escreveram em 1992, o livro: “O dia em que a América falou a verdade”, neste que é o resultado de uma ampla pesquisa feita com os americanos.  Uma das perguntas feita foi: O que os americanos fariam por dez milhões de dólares. Algumas das alternativas consideradas foram: a) 25% abandonaria a família; b) 25% abandonaria a igreja; c) 23% se tornaria prostituta por uma semana ou mais; d) 16% desistiria da cidadania americana; e) 16% deixaria o cônjuge; f) 10% se recusaria a testemunhar um assassinato e livraria o assassino; g) 7% mataria um estranho.

Você quer saber se MAMMOM é o seu Deus? Responda com sinceridade as seguintes perguntas: 1) Sofro de preocupação e ansiedade sobre dinheiro? 2) Não sei para onde foi o dinheiro? 3) Sou incapaz de resistir ao desejo de comprar (compulsividade)? 4) Tenho descontentamento contínuo ? 5) Sou servo das dívidas (escravo do sistema de juros)? 6) tenho desejo excessivo de possuir mais (cobiça)? 6) Sou incapaz de dar ofertas e entregar o dizimo? Jesus diz em Mateus 6.21: “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração.” 

Onde está o seu coração?

Rev. Luiz Carlos Corrrea

terça-feira, 2 de abril de 2013

PROGRAMA UMA PALAVRA DE FÉ E ESPERANÇA, N. 76 - Seja Deus gracioso


PROGRAMA UMA PALAVRA DE FÉ E ESPERANÇA, N. 76 - Seja Deus gracioso


UMA IGREJA LINDA, UMA BELA HISTÓRIA!



O primórdio do trabalho Presbiteriano em Cabo Frio remonta a maio de 1967 quando o Rev. Aristotelino Mendes, então Pastor da Igreja Metodista Central de Cabo Frio enviou correspondência ao Rev. Jalmar Sathler, em Nova Friburgo, noticiando a existência de membros da Igreja Presbiteriana e da possibilidade de organizar um trabalho Presbiteriano. O Rev. Jalmar tentou alguns contatos com a Junta de Missões Nacionais e que foram infrutíferos. Em 1970 uma nova carta, já agora do irmão José Ferreira, que frequentava a Igreja Metodista Betel em São Cristovão, tendo como respostar aguardar a decisão do Presbitério de Nova Friburgo que estaria reunido em janeiro de 1971 sobre abertura de trabalho Presbiteriano.
Em 12 de abril de 1971 reuniram-se os Presbiterianos pela primeira vez, em dependências da Igreja Metodista Betel, foram participantes desta reunião histórica o Rev. Jalmar, os irmãos José Ferreira e sua esposa Irani Siqueira de Souza, as filhas do casal Éster e Ana Emilia e mais os jovens Clébio e Clemildo dos Santos Silveira, que são irmãos. Neste mesmo mês é realizado o primeiro culto em um salão alugado, sendo dirigente o Presb. Ruy Carlos Mattos Griffo, na Igreja Presbiteriana de Vila Velha/ ES e então gerente do Banco Andrade Arnoud em Cabo Frio.
 Se junta ao grupo o Presb. Durval de Oliveira e Silva Filho, sua esposa Baldoméria e os filhos do casal, Domingos de Castro, sua esposa Adília e os filhos do casal, Presb. Celso dos Santos Araújo, sua esposa Maria da Conceição e os filhos do casal.
 No ano seguinte em local próprio, agregam-se irmãos procedentes da região serrana de Macaé e em 31 de março de 1973, por iniciativa do então Rev. Samuel Brust o Presbitério de Nova Friburgo delibera em organizar a IGREJA PRESBITERIANA DE CABO FRIO, nomeando uma Comissão Especial para tal finalidade e designando como primeiro pastor o Rev. Samuel Brust.
Atualmente a Igreja possui 1 congregação: Tucuns.  Cinco filhas (igrejas organizada:   IP de Campo Redondo, IP de Arraial do Cabo, IP Jardim Flamboyant, IP de Jardim Canaã, IP de Célula Máter e a última, agora em 16 de março, a Igreja Presbiteriana do Peró,  e  cinco netas:  2ª IP de Araruama, IP de Jardim Esperança, IP de Aquarius,  IP de São Pedro da Aldeia, IP de Iguaba Grande,
 Em 27 de fevereiro de 1992 foi criada APEB – Associação Presbiteriana de Ensino e Beneficência com a proposta de ser o braço social e educacional da Igreja. A APEB no cumprimento dos seus objetivos é mantenedora do Instituto Presbiteriano de Cabo Frio  (IPCF), autorizado a funcionar em 19 de janeiro de 1998 pela Secretaria Estadual de Educação,  funcionando da  Educação Infantil ao  Ensino Médio, com  234 alunos.
 A igreja tem dois pastores: O Titular, Rev. Luiz Carlos Correa, desde 1988, e o pastor auxiliar Rodrigues, desde 2011.