terça-feira, 20 de maio de 2014

A RESPONSABILIDADE DA INFORMAÇÃO

Fabiane Maria de Jesus, foi vítima de espancamento e morta por moradores de uma favela no Guarujá, São Paulo, depois de notícias no facebook alertando sobre uma mulher que sequestrava crianças, estava morando lugar. Ela foi confundada com o retrato falado e depois de ser arrastada de casa, foi morta pela população enfurecida. Tal acontecimento nos leva a refletir sobre o papel das midias sociais. E as consequências da divulgação de informações, que não são checadas, geram boatos que não caso de Fabiane, tragicamente acabou em morte.

Quem decide compartilhar notícias, deve entender em primeiro lugar, que toda informação precisa ser apurada. Não apenas ser um repassador, pois no caso do Guaruja, o fato ocorreu no Rio de Janeiro, anos atrás. E o responsável da veiculação na rede social não atentou para a mais básica e simples da atividade no jornalismo: Checar a informação e consultar as fontes.

Hoje há um volume enorme de informações veiculadas na internet. Entretanto, as pessoas compartilham Blogs e páginas no facebook se tudo o que é postado fosse verdade. Por que isto acontece? Mesmo quando os próprios autores informam que a publicação não tem nenhum compromisso com a verdade.

Dentro deste contexto, qual é a responsabilidade dos jornalistas? Por que aqueles que não tem formação academica, estão ocupando um espaço para o qual eles não têm a devida formação? São estas e outras questões que devem ser debatidas e discutida de forma séria.

A atividade jornalistica precisa ser feita com responsabilidade, honestidade e ética. Sem estes requisitos sempre existirá a possibilidade de uma notícia que poderá em vez de informar, produzir uma tragédia, como no caso de Fabiane.

Rev. Luiz Carlos



Nenhum comentário: