segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Buscando a santidade



“E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.” (1 Jo 3.3)



O que é santidade? No Velho Testamento o termo usado para se referir ao que é santo, é qadosh. O que é transmitido pela palavra qadosh é que o povo de Deus é separado para o serviço de Deus e deve evitar qualquer coisa que o desagrade. No Novo Testamento termo usado é Hagios. Este termo e seus derivados são usados para descrever a santificação dos crentes, como ensinado em Efésios 5.25,26: “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse (hagiase), tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”.
Dentro deste contexto, a santidade significa pelo menos duas coisas:
  • Separação da prática do pecado deste presente mundo, e
  • Consagração ao serviço de Deus.
No contexto bíblico, a santidade é mais do que não fazer coisas erradas ou más e fazer coisas boas. Significa, sim, ser espiritualmente separado de todo o pecado e totalmente dedicado a Deus.

Dr. Gregory R. Frizzell afirma que: “a busca da santidade deve ser a prioridade principal na vida de todo cristão. De fato, a busca de santidade é uma atitude mental espiritual. A palavra ‘buscar’ significa perseguir intensamente ou com paixão. Se alguém está cheio do Espírito Santo, haverá uma sede incontrolável de experimentar a santidade de Cristo em cada canto do seu ser.” Já o apóstolo João declara que: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 Jo 2.6).

Se você procura um aprofundamento espiritual, se você procura viver e quer viver uma vida de santidade, você precisa desejar ser como Jesus, parecer-se com Jesus, pensar e agir como Jesus. O autor de Hebreus declara: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. (Hb 12.14). O desejo de um conhecimento mais profundo, mais vivo, mais intenso e pessoal com Deus só é possível quando buscamos ardentemente e de todo o coração um viver santo e piedoso diante de Deus. Por que? O autor de Hebreus afirma de forma incisiva: Sem santificação, ninguém verá a Deus! Você que ver Deus? Você quer experimentar a presença de Deus de uma maneira que você nunca experimentou? Busque a santidade! Ande em santidade! Seja santo, como diz a Palavra de Deus: “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pe 1.16).

A sua mente verdadeiramente está sempre se perguntando como você pode experimentar uma maior santidade? Você freqüentemente diz: “Eu gostaria de ser mais como Cristo” e depois faz pouco em busca de purificação espiritual? Jesus disse em Mateus 6.33 que devemos buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça. Isto é verdade em sua vida? Este é o desejo sincero de seu coração?

Como ensina Anthony Hoekema: “ Uma vez que Deus é santo, ele deseja que nós, a quem ele criou à sua imagem, também sejamos santos”.

Nunca se esqueça: SEM SANTIDADE NINGUÉM VERÁ A DEUS!


Rev. Luiz Carlos Corrêa



Pastor da Igreja Presbiteriana de Cabo Frio

Nenhum comentário: