terça-feira, 29 de dezembro de 2009

UMA PROFUNDA CONFIANÇA EM DEUS



“Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.1,2)

A história da vida de Jó, nos remete a questão do sofrimento humano. Por que o homem sofre? Se Deus é bom, como pode ele deixar que tantas tragédias toquem a vida do ser humano? Entretanto, no livro de Jó, Deus não se preocupa em explicar a questão do sofrimento, e sim, revelar como o ser humano reage diante das dificuldades e intempéries da vida.
Diante do sofrimento de Jó algumas reações se tornam claras e patentes:
1) Os amigos de Jó. Eles reagem primeiramente com uma profunda empatia e solidariedade para com o amigo Jó. entretanto, com o passar do tempo, revelam que se Jó passava por aquele problema era por causa de algum pecado cometido;
2) A mulher de Jó. Diante do sofrimento do marido, e da tragédia que atingiu toda família, a mulher reage de forma profundamente desesperadora: “amaldiçoa teu Deus e morre”.
Como Jó reage diante da crise? Jó questiona, e de certa forma esperneia. Mas faz pelo menos duas declarações que são profundamente inspiradoras:
1) “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.”
2) “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Nessas duas declarações, Jó revela uma profunda confiança em Deus.
Ele não entendia o que estava acontecendo com ele, não compreendia as razões, mas tinha algumas convicções inabaláveis:
1) O seu redentor, libertador estava vivo;
2) Sua sorte, mais cedo ou mais tarde seria mudada;
3) Deus tinha um plano e projeto para sua vida;
4) Acreditava no poder absoluto de Deus para mudar as situações da vida.
Confiar em Deus nos momentos de crise e sofrimento é muito difícil; não é nada fácil. Mas a história de Jó nos desafia a acreditar que Deus tem um plano perfeito para nossas vidas.
Creia e confie em Deus. Ele é Deus de absoluta confiança. Nele você pode confiar!

Rev. Luiz Carlos Correa
Pastor da Igreja Presbiteriana de Cabo Frio

Nenhum comentário: