quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O poder da palavra e da fé

"Porque também sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai, e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz."

Jesus foi abordado um dia pelos anciões dos judeus a pedido de um centurião romano que esta com um servo doente. Os anciões pediram a Jesus que ele fosse à casa do Centurião para curar o seu servo doente. Prontamente Jesus atendeu o apelo e partiu para casa do Centurião. Entretanto, algo inusitado aconteceu. Quando o Centurião ficou sabendo que Jesus estava a caminho de sua casa, enviou alguns amigos para dizer a Jesus: "Senhor, não de incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. Por isso eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado."

O centurião faz este pedido à Jesus baseando-se no principio da autoridade. Ele diz: "Porque também sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai, e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz." Esta atitude de centurião chamou tanto a atenção de Jesus que ele declarou: "Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta."

Jesus destaca na atitude do Centurião algumas coisas:

  1. A consciência da autoridade da autoridade de Jesus. O centurião por ter autoridade, entendia os processos do exercício de autoridade. Ele então aceitava que Jesus tinha autoridade e poder sobre a doença de seu servo, e que a doença estava sujeita ao comando ou a ordem de Jesus. Por isso, bastava apenas uma ordem de Jesus para o seu servo ser curado. Para o centurião isto era algo extremamente prático, pragmático. Jesus tem autoridade sobre a doença, Jesus exerce esta autoridade, ordenando a mesma que se retire do servo. Simples, prático. Eficaz.
  2. A fé na autoridade e na Palavra de Jesus. Por outro lado, ele também acreditava firmemente neste principio da autoridade, conseqüentemente ele exercia fé na autoridade e na palavra de Jesus. Isto é, ele tinha plena convicção de que se o Senhor Jesus ordenasse a cura do servo, isto aconteceria sem nenhuma sombra de dúvida. Ele acreditava que havia poder na palavra de Jesus para realizar o que ele ordenava.
  3. A Submissão autoridade de Jesus. Por fim, ele se submetia a decisão de autoridade de Jesus. Ele aceitava sem questionar a decisão Jesus. O arrazoado dele era bem simples. Eu mando, meus servos me obedecem porque tenho autoridade. Eles se submetem a minha autoridade. Jesus manda e a doença obedece, pois ela reconhece que Jesus tem autoridade sobre ela. Simples, não?

O Senhor Jesus fica surpreso, porque este ato de fé, obediência e submissão não vem de um judeu, e sim, de um gentio, romano, que reconhece a autoridade e o poder de Jesus, enquanto os próprios judeus questionavam a pessoa do Senhor Jesus.

A fé daquele homem foi algo notável! Ele não precisava da presença física de Jesus em sua casa. Ele acreditava que autoridade de Jesus era suficiente, bastando apenas uma palavra, uma ordem de Jesus para que o milagre acontecesse. Fé na Palavra de Jesus! Assim, basta uma palavra de poder vindo de Jesus para que os milagres aconteçam. Será que acreditamos que Jesus é capaz de resolver e trazer solução para nossos problemas? Será que acreditamos que uma ordem dele é suficiente?


 


 


 

Nenhum comentário: