quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A oferta da viúva



O Senhor estava um dia olhando aqueles que passavam pelo gazofilácio do templo e depositavam suas ofertas. Jesus reparou na atitude de uma senhora viúva que foi e deu a sua oferta. Quando ela deu a sua oferta, Jesus chamou os discípulos e mandou que eles prestassem atenção naquela viúva e disse. Ela deu mais do que todos os outros, pois os outros davam do que lhes sobrava, e ela deu tudo o que tinha!

O que naquela mulher chamou a atenção de Jesus? 1) Era mulher; 2) Era viúva; 3) a sua oferta. Diante disto, o que levou o Jesus a chamar a atenção dos discípulos e fazer o comentário para eles sobre a oferta da viúva.


  1. A oferta da viúva era não da sua sobra ou abundancia, e sim da sua necessidade;

  2. A oferta da viúva revelava a sua prioridade;

  3. A oferta da viúva revelava a sua dependência de Deus

  4. A oferta da viúva revelava seu amor e comprometimento com Deus e sua causa em detrimento de suas necessidades pessoais.
Na verdade, o que Jesus estava considerando com os discípulos, não era o valor monetário da oferta, pois a oferta da viúva em valores monetários era insignificante. O que Jesus considerava, e fez questão de ensinar aos discípulos, era que ofertar é mais do que simplesmente colocar uma quantia financeira no gazofilácio, não importando a quantia. E sim, ofertar é dar o melhor que se tem, na consciência de que aquilo que se oferta é vital e importante, e consequentemente algo que doado, nos levará a esperar de Deus suprimento ou o ressarcimento do valor dado, não por causa de uma barganha financeira espiritual ou estratégia econômica divina. Mas que na oferta, vai-se a vida, vai-se o suprimento de alguém, que não tem de onde tirar para por ou repor, pois é viúva, provavelmente sem filhos, sem ajuda, sem ninguém.

Assim aquela oferta, era a oferta da vida, da subsistência, da possibilidade de passar necessidade ou aperto por ter doado algo que para outros era insignificante, mas para ela era a própria vida. Assim, na entrega da oferta, ela entregava-se a si mesmo a Deus, em obediência e adoração, mas também em uma profunda dependência, crendo no que Deus que cuida dos seus e não deixa faltar. Crendo nas promessas que ela conhecia da Lei, do Deus que cuida das viúvas e dos órfãos. Desta maneira, ela podia ofertar com alegria e prazer, tudo o que tinha, pois confiava no Deus que ela conhecia.

Jesus virá para os discípulos e diz: Está vendo aquela viúva? Ela deu tudo, deu sua vida, sua subsistência, seu futuro, pois ela confia no Deus que ela serve e adora. Jesus com aquela viúva quis ensinar aos seus discípulos, que mais do que tudo é a nossa vida que deve ser entregue como oferta, nas ofertas, pois se a nossa confiança para o presente e futuro não está em Deus e em seu suprimento, nada que fazemos para Ele tem valor e significado de uma verdadeira oferta. Sacrificio suave e agradável. Mas algo pesado que custa a nossa dependência de Deus

Rev. Luiz Carlos Correa


 

Nenhum comentário: