sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PAIS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Hoje comemoramos o dia dos pais. Para muitos é um dia de alegria, podendo almoçar, passar um tempo maior com ele, relembrando histórias engraçados. Para outros este dia, torna-se um tempo de tristeza e de dores por lembrar de alguém tão especial que partiu. E para outros também pode ser um tempo de amargura por causa de decepções geradas e produzidas nos relacionamentos com o pai.

Independente da situação frente ao relacionamento que temos ou tivemos com nossos pais, gostaria de refletir um pouco sobre o que um pai pode fazer para cultivar um relacionamento sádio com seus filhos impactando a vida deles não só para o futuro, como para toda a eternidade. O psiquiatra Augusto Cury, no seu livro intitulado: “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes” destaca sete Hábitos que fazem a diferença: 
1º) Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão o próprio ser; 
2º) Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade; 
3º) Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar; 
4º) Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos; 
5º) Bons pais conversam, pais brilhantes contam histórias; 
6º) Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias; 
7º) Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem. Já o Rev. Hernandes Dias Lopes destaca quatro pontos importante em um pai que faz a diferença: 
1º) Um pai que faz diferença é alguém que é um exemplo para os filhos; 
2º) Um pai que faz diferença é alguém que encontra tempo para os filhos; 
3º) Um pai que faz diferença é alguém que equilibra correção e encorajamento; 
4º) Um pai que faz diferença é alguém que cuida da vida espiritual dos filhos.

Edemilson Cardoso declara que: “ser pai de verdade é ter coragem de dar amor, tempo, até mesmo mudar o rumo da carreira profissional para que os filhos sejam futuros homens e mulheres que venham a fazer diferença positiva neste mundo.”

Fazer a diferença é saber amar, perdoar, ensinar, abraçar, beijar, dar respeito para ser respeitado. É educar de tal forma que através apenas de um olhar o filho saiba se está sendo aprovado pelo pai ou não.

Como hoje não posso estar com o meu pai NAÉ. Estarei com o meu pai que adotei em Cabo Frio: Benedito! Feliz dia dos pai Naé e Feliz dia dos PAIS A VOCÊ QUE É PAI.

Nenhum comentário: